Tutorial Alfineteiro de croche.

Eu estava olhando como fazer flores de crochet para aplicar na touca que eu fiz e me veio a idéia de fazer um alfineteiro de crochet. Primeiro eu achei que os alfinetes nao iriam se fixar por causa da largura dos pontos de crochet mas tentei assim mesmo. Usei uma linha da marca Cisne que eu tinha desde o Brasil, e meus pais me enviaram ano passado e uma 3,5 de croche, a maior que eu tinha aqui.

O tamanho do alfineiteiro depende do que a gente quer fazer. Facamos sempre uma quantidade de correntes de 5. Eu para este fiz 65 correntinhas.

Primeira carreira:
65 correntinhas.

Segunda carreira: Faca duas correntes para subir e na terceira, faca um ponto alto. Siga 1 ponto alto quatro correntes. Repetindo até o fim das correntes e fechando com um ponto alto. Se por acaso o ultimo ficar um pouco mais fechado nao terá problema.

Terceira carreira:
Um ponto baixíssimo sobre o ponto alto da segunda carreira, cinco pontos altos sobre as correntinhas e um ponto baixíssimo sobre o próximo ponto alto repita até o fim fechando com um ponto baixíssimo.

O resultado será uma tira longa de croche um pouco franzida.
Antes de cortar a linha do novelo solte um pedaco mais ou menos do tamanho desta tira, corte. FAca o acabamento na carreira com um ponto baixissimo passando essa linha por dentro do ponto de maneira que fique um nó.
Com uma agulha de tapecaria, agulha de bordado grande, ou amarre um alfinete na linha e passe ela pelos espacos da primeira carreira como se fosse uma fita. Em seguida puxe para que ela fique bem franzida, como uma espiral… Organize como se fosse uma flor deixando a parte de baixo mais larga, e acomodando as camadas de forma até o miolo.

Com a linha ainda enfiada na agulha de tapecaria costure por dentro até o miolo, de forma que a flor nao se desfaca. E pronto está pronto seu alfineteiro.

3 thoughts on “Tutorial Alfineteiro de croche.

  1. uma vez qundo eu era criança minha vó me ensinou a fazer ponto de crochet, só que eu nao tenho mais vó e a minha tias não aprenderam a fazer o ponto de crochet. Será que você saberia ensinar a fazer o ponto básico de croche?

    Atenciosamente,
    Nicole

    1. Oi Nicole. Obrigada pelo seu comentário e pelo seu interesse. Não sei se dou conta de ensinar a fazer croche assim pela internet. Minha mãe me ensinou o básico, correntinha e o ponto baixo e o ponto alto. O resto descobri em um livro de croche da minha tia que na verdade era a enciclopédia de trabalhso manuais. Bem deixando de história, existem bons blogs com o básico do crochet. Por exemplo as meninas do Superziper que possuem um vídeo de crochet bem legal http://superziper.blogspot.com/2009/06/aprenda-pontos-basicos-de-croche.html e para quando vc já souber os pontinhos vc pode acessar o blog Elaine que é http://www.elainecrochetblogspot.com tem receitas super bonitinhas. Qualquer dúvida pode perguntar que eu respondo se não souber eu busco e te digo.

  2. Passei para deixar um beijinho e desejar um feliz natal.
    ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨) ¸.•´¸.•*´¨)
    (¸.•´ (¸.•` * ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
    ……..|___|…Desejo-lhe
    ……..|000|…Um Feliz Natal
    ……..|000|…Cheio de saude…amor
    ……..|000|…e prosperidade
    ……..|000|… Feliz ano Novo de 2010
    ………0/…. Que este ano seja carregado
    ………./….. de bons projectos…
    ………..||…… Que todos os seus desejos e da sua familia se concretizem
    ………..||……Feliz Natal!!!!
    ………..||……Bom Ano Novo
    ………._||_….Guida
    ♥¸.•*¨)¸.•*¨)
    (¸.•´♥♥.¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨) ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)