Corte costura para iniciantes

Para blogueiras iniciantes que estão interessadas em corte costura o site da Singer disponibiliza dicas de corte costura. Como aplicação em tecido á máquina, como costurar com agulha dupla, casear, pregar botões, franzir costura invísivel, pregar elásticos. Vale a pena conferir, pois existem outras dicas também de bordado a máquina e patchowork. Além de um link sobre onde aprender a costurar, onde você vai indicar a cidade onde mora ou quer realizar o curso. Confira aqui.

85 comentários sobre “Corte costura para iniciantes

    • Oi Patrícia, seja bem vinda ao Blog, no Youtube tem várias aulas de corte costura. Procure por Mujer Mistica, ela ensina a costurar e fazer moldes é bastante interessante e também o curso do Sigbol que tem sete lições bem básicas. Voce aprende a modelar peças fáceis e bem da moda atual.

      E aqui noções básicas de corte costura nesse livros de corte. Depois vou buscar uns vídeos para postar por aqui. O do sigbol é um dos primeiros que eu postei em categorias clique aqui para ver

  1. bom dia, ostaria de saber ter dicas de boradados em maquina tenho uma vigorelli robot , mas nao sei bordar ja tentei , mas nao sai do jeito que tem que ser. obrigada angela.

  2. ou filha de professora de corte e costura e não aprendi . Só agora no auge dos 43 anos de vida e 10 sem minha mãe, resolvi aprender. O primeiro passo que tomei foi comprar uma maquina, e na primeira tentativa de costurar, quebrei a maquina no primeiro dia. Por favor qq dica , qq coisa pode me ajudar.
    Obrigada
    Myrna

    • Oi Myrna, a primeira coisa que você tem a fazer é não se desesperar. Relaxe. Talvez a emoção de ter o contato com algo que sua mãe fazia te aproxime tanto dela que tal emoção deixa você tensa. Tá depois dessa explicação psicológica vamos a prática. Se sua máquina de costura é novinha eu acho que você não deve ter quebrado é sim um caso de inexperiência. Peça ajuda a alguém que saiba costurar um pouco mais que você para regular a máquina. Se for portátil leve a um revendedor e peça ajuda. Você já olhou no youtube? Tem um universo de vídeos. Comece por este vídeo que eu vou postar no blog, que é para pessoas bem iniciantes ela mostra as peças e em seguida ensina a passar a linha na carretilha e costurar e coisinhas básicas que a gente não entende no inicio e que a gente pensa que vai estragar a máquina, ou que já estragou. Ahhh não esqueça de ler o manual. E se você baixar manuais antigos da internet, no site da singer,vai perceber que eles ensinam um pouquinho a costurar. Não fica nervosa por que é facinho. E se a máquina estiver mesmo quebrada mesmo novinha. Leva para a loja se tiver garantia que eles trocam. Se eles não trocarem reclame com a Singer no Brasil que eles dão um jeito! Abraços.

  3. Eu to pretendendo comprar uma maquina de costura mas não sei qual é a melhor.. Como sou iniciante gostaria de saber se a melhor seria uma singer facilyta ou uma singer fashion.. Gostaria de opiniões também de maquinas de costura reta que também façam acabamentos em overlock..

    • Oi Ana Clara, eu aprendi a costurar em uma máquina da Singer biônica, antiga, que na época era super moderna, quase 30 anos atrás. É a máquina que minha mãe tem até hoje e eu ainda costuro nela. E ela tem um acabamento overlock. Embora eu nunca tenha usado. Eu tenho aqui em casa uma overlock da AEG comprada aqui na Austria pelo site amazon que não custou caro. Eu gostei muito de ter uma overlock para costurar e fazer acabamentos. Eu até prefiro ter separdo. Eu se fosse você compraria uma máquina de costura média em uma loja de máquinas usada. O que significa média. Que seja possível fazer costura reta, com uma e duas agulhas, caseamento, pregar botões e etc. E depois quando vocÊ estiver craque comprar uma mais potente. Quanto a overlock eu esperaria um tempinho, e investiria em aprender mais os pequenos truques da costura nos blogs mesmos, e depois comprar uma overlock singer é mais cara do que as chinesas do mercado mas você vai ter uma máquina para toda a vida. É possível fazer alguns acabamentos com pontos zigzags etc.. Por que depois que você comprar a overlock vc vai querer ter uma galoneira e por aí vai heheheh. Abraço e obrigada pela visita!

  4. oi adorei encontrar seu blog.VCpoderia me ajudar em escolher uma máquina de costura para iniciantes,quero aprender a costurar mas não tenho idéia de qual seria o melhor tipo de maquina,teve uma pessoa que me falou que a unica coisa que deveria procurar era maquina que faz caseado . Aguardo seu contato obrigado Marcela

    • Oi Marcela tudo bem. Aqui na Áustria nos mercados existem sempre no fim do ano várias promoções. Várias marcas, Singer, AEG, Fif, Pfaf vária com a época e a loja.
      Mas eu no Brasil compraria uma Singer. Eu comecei em uma singer que meu pai deu para minha mãe. A Singer biônica. Eu aprendi literalmente a costurar nela lendo o Manual. Por que a outra máquina que minha mãe tinha veio sem manual, mas também uma Singer pesadona, mas muito boa também. E a máquina que meu pai comprou para minha mãe só faltava falar. Por isso bati muita cabeça. Eu aconselharia você comprar uma novinha em folha. Compensa! Eu ganhei uma Fif, que é Tcheca cheia de pontos que fazia ponto duplo e etc. Mas quando quebrou eu não pude consertar rapidinho na assitencia técnica e demorou um tempão. Eu acho que singer é que nem fusca todo mundo conserta. hehehehe Mas de verdade dê uma olhada neste link do Superziper http://www.superziper.com/2007/08/mquina-de-costura-eu-quero.html onde as meninas dão dicas super legais para a compra. Ahh no site da Singer, http://www.singer.com.br, tem uma singer que eu gosto muito e comprei quando a minha máquina potente e no name deu defeito, ela quebrou um galhão, e é bem simples nem agulha dupla pode ser usada nela. mas já dá para aprender bastante. E esta aqui http://www.singer.com.br/prod_domesticos/prod.asp?codigo=Tradition%202250&categoria=maquinas_domesticas&tipo=prod_domestico

    • Bem a máquina de costura deve ser bem simples e fácil de usar. Compre um máquina que poderá te acompanhar por bastante tempo. Por exemplo uma Singer ou bernina, a Brother, e a Janone são muito boas. Eu aconselharia uma destas, com a possibilidade de caseamento, e prengar botões e finalmente trabalhar com agulha dupla. Com pontos zigzag e para pregar elásticos. Que é um zigzag grande e pontilhado. Por que te dará várias opções de acabamentos. No futuro você pode partir para algo profissional. Você poderá também comprar uma máquina caso você não tenha certeza de que irá usar muito. Existem máquinas usadas antigas que são muito boas e você pode até enconomizar algum dinheiro. Mas se você não quiser compre uma nova Singer da linha Tradição, eu tenho uma aqui em casa que coo comprei fora do Brasil tem outro nome. Mas pergunte para saber quais os acessórios no futuro você poderá usar nela. Como as sapatilhas, por isso é importante que ela, a máquina possa trabalhar com zigzag. Pois assim poderão ser usadas várias sapatilhas para diferentes trabalhos como colocação de fita, pérolas, elásticos etc… A

    • Claro que quem não sabe costurar pode aprender. Eu sou um exemplo disso. O dom fica por conta do esforço e disciplina que são necessários para aprender qualquer coisa. Mas eu diria eu não chamaria de dom e sim afinidade. É preciso gostar de costurar para aprender. Do contrário não se aprende. É preciso curiosidade, e claro, muito interesse.

  5. Por favor, me ensine a costurar barrados de tecido em panos de prato…não sei fazer nem a bainha…alinhavo primeiro?…passo a ferro?…Socorro…

    • Terezinha tudo dependo do efeito que voce quer dar ao seu pano de prato. Vc pode fazer na ponta acabamentos com o ponto zig zag da sua máquina de costura ou um ponto que imite overloque de duas agulhas, ou a bainha dobradinha a máquina. tipo aquela que fazemos para costurar barra de cortina ou ainda colocar bicos de croche. Eu sempre passo a bainha e alinhavo a mao, da mais trabalho mas é mais garantido dar certo. E depois costuro na máquina. Quando nao quero tao certinha vou direto ao zig zag ou overlock.

  6. Olá, adorei seu blog, achei bem interessante, quero comprar uma máquina de costura para fazer minhas roupas e fazer roupas para vender, mas não sei qual máquina eu compro, eu entrei no sait da Singer mas não achei uma que tenha todos os itens que vc citou, gostaria de sua opinião qual modelo da Singer é melhor para eu começar? E a overloque em qual momento eu uso ela? Desde já agradeço, Obrigada!!!! Que Deus abençoe!!!!! Parabéns, parabéns…

    • Olha paty eu nunca fiz curso de corte e costura a distância mas existem boas revistas e bons livros. Aqui na Europa a melhor que conheço é a Burda que já tem edição em português e venda para o mercado. Os moldes dela são bem fáceis de copiar e cortar e costurar. E ela explica tin tin por tin tin. Eu acho que pode ser uma boa opção, principalmente se você começar por uma modelo simples e ir aos poucos passando para outros mais complexos. Ahhh tem também os cursos de corte e costura do Senac e os da Singer, que são oferecidos em alguns postos de venda. O curso do IUB são bons por que dão certificados. Mas se fosse para fazer curso eu escolheria nesse caso um presencial.
      Quanto a que máquina comprar, eu optaria por uma máquina como a singer Fashion, ou Tradition 2273 ou outra de outra marca similar. Principalmente se ela permitir o uso da aguha dupla. Permitindo também, bainhas invisíveis, caseamento, e pregar botão e colocar ziper, Operaçoes básicas de costura.

      • I have to thank you for the efforts you have put in writing this website. I really hope to see the same high-grade content by you later on as well. In truth, your creative writing abilities has inspired me to get my own site now ;)

    • Oi Patrícia, Tudo bem. Legal essas mãquinas são super resistentes e legais para costurar. E facílimas é só por linha e encher a carretilha. E pedalar… Ensinar a costurar é legal, mas não sei fazer isso pela web. Vou buscar uns tutoriais no Youtube e deixar por aqui. Vou ver principalmente esses de máquinas singers antigas. Aliás elas são ótimas para costurar couro!

    • Oi Patrícia, em primeiro lugar obrigada pela visita ao blog. Bem, ensinar a manusear é um pouco complicado no caso. Seria mais fácil saber o que você quer fazer. Mas costurar não é dificil vc precisa pegar dos pedaços de tecido e juntar. De verdade sem gozação. A máquina faz a parte da cola. Mas eu posso te dar algumas dicas. Eu não tenho certeza de que máquina vc comprou, mas algumas máquinas estão vindo com um dvd expicativo. E de verdade eles explicam. Caso negativo para a sua, o fabricante sempre deixa alguns vídeos no site. e youtube e Vimeo e outros sites de vídeos sempre é possível achar algum vídeo. Aqui neste link http://www.youtube.com/user/SingerdoBrasil você encontrária vários vídeos de costura. Basta assistir e mãos a obra. E se você tiver alguma dúvida, pergunte! Obrigada
      Abraços.
      G!

  7. Olá Gisele, em primeiro lugar quero te parabenisar pelo blog.
    Sempre gostei muito de arte, e tenho muito interesse no atesanato, sem falar que minha cabeça fervilha de ideias, sendo assim comprei uma maquina Singer Fashion, mas infelismente não sei como usar, tenho muita vontade de fazer bolsas, costumizar roupas e é claro aqueles ajuste básicos em minhas roupas. Só que não sei com começar. Você citou cursos que a Singer ofere, você pode me dá mais informações?
    Obrigado.

    • Olá Camila, tudo bem?Fico feliz por você gostar do blog.
      Quanto ao curso de corte costura, eu precisaria ver em que cidade você está. Mas normalmente armarinhos podem informar, ou ás vezes eles mesmos tem um curso.
      Lojas que vendem máquina de costura também costumam indicar. No site da Singer você pode buscar boas dicas clicando no link “eu que fiz” e lá você vai encontrar outros links como, Dicas e idéias, Aprenda a Costurar, Onde Aprender, FAQ, Vídeos.
      Outra dica é olhar as escolas do SENAC e/ou SESC da sua cidade. Eles sempre tem cursos, de característica profissionalizante!
      E se você tem um computador sempre perto vc pode fazer pesquisas, no youtube onde vc encontrará vídeos bem explicativos ou em blogs pesquisando no google ou outro sistema de busca da seguinte forma: tema + blog(ex. colocação de ziper + blog)!
      Qualquer coisa estou aqui.
      Abraços.

  8. boa tarde!tenho a maquina singer facilita e não estou consequindo costurar tecidos em malha.Vc poderia me ensinar como costurar esse tipo de tecido? Ficarei grata pela ajuda.

    • Oi Rita desculpe a demora para responder. Na verdade eu pensei que tivesse já lhe respondido. Bem vamos lá.
      Em primeiro lugar obrigada por visitar o blog. Para costurar malha que normalmente escorrega você deve verificar a tensão do ponto, quer dizer a força necessária para que o cabeçote onde está agulha puxe a linha do carretel superior e da bobina inferior. E também a tensão do pé calcador que é a sapatilha que segura o tecido combinadas Elas devem ser suficientes para não deixar o tecido enrugado nem a muita linha sobrando no tecido. Como se estivesse destendida. Como você deve estar costurando o tecido com duas camadas de tecido eu usaria uma tensão entre 3 e 6, com um ponto de comprimento 3, se sua máquina tiver até 4 tamanhos de ponto. Use nas bordas do tecido um ponto zigzag para não desfiar, e quando costurar o tecido use o ponto reto. E procure deixar o tecido correr livremente sem puxar. Claro que você vai segurar o tecido, sempre cuidando para não puxar. Deixe o trabalho para a máquina. Quero dizer, segurar o tecido a medida que o tecido esteja sendo costurado para manter a posição. Outra coisa importante é antes de começar a costurar fazer teste com retalhos de malhas – daí você poderá observar a tensão do pé calcador e a tensão do ponto. Se preciso anote. Você ainda tem o manual da sua máquina? O site da singer disponibiliza para download. Sempre é bom ter, por que neles normalmente tem a informação das características da máquina e como você pode corrigir problemas. Vou tentar achar vídeos no youtube e compartilhar para que fique mais fácil ver como funciona!
      Novamente obrigada pela visita e pelo contato. Se você precisar estarei aqui. É só perguntar. É sempre um prazer responder as perguntas, pois mesmo que eu não saiba responder é uma oportunidade de aprendizagem!
      Abraços,
      G!

  9. Bom dia meninas, estou precisando de uma machina em casa, mais não sou uma esperta nem em maquinas de costura nem em costurar, tem uns 10 anos que fiz um curso e depois disso não vi mais uma maquina!..então para aqueles trabalhos de casa, oque vocês me conselhão?…eu encontrei alguns modelos bem em conta em um comparador de preços tipo a Singer Capri 8280 segue o link: http://www.shoppydoo.com.br/precos-ferros_de_passar_roupa_maquinas_de_costura-singer.html;
    nesta poderia fazer todos meus trabalhos de casa ou precisaria de algo melhor?
    Desde já agradeço..

    • Oi Ilaria. Tudo bem? Se eu fosse você investiria mais R$ 50,00 e compraria uma Singer Tradition 2259, por quê? Porque ela permite que você costure com duas agulhas. E isso é bom quando você costura malhas, lycras, etc. Alem de ajudar a pregar elástico. E é sempre bom ter uma máquina mais avançadinha que não deixe a gente na mão. Se a diferença não é tão grande e você terá uma máquina média que te permitirá inclusive a fazer pontos decorativos. E claro é importante que ela tenha funçoes como zigzag, casear e pregar botões. Algumas outras funçoes como ziper e bainha invísivel também serial legais, mas podem ser realizadas com a compra de uma sapatilha nova.
      Estou sempre aqui para ajudar. Qualquer coisa é só perguntar.
      OBrigada pelo contato.
      G!

  10. oi
    eu de novo,antes de tudo quero agradeçer por você ter respondido as minhas perguntas me ajudou muito.Novamente estou precisando de sua ajuda,eu queria saber como faço para aumentar moldes . de shortes tam 40 para o tam 42 e também aumentar o comprimento.

    • Rita, desculpe da outra vez te chamei de Camila. Olha para aumentar o comprimento é fácil é só na linha de corte aumentar quantos centímestros você quer. Mas antes meça o comprimento do molde da linha onde deve ficar na sua cintura, se for sem cós. Se for com cós adicione uns 3,5cm. Cuidado se for cintura baixa que a cintura começa abaixo do umbigo mais ou menos uns quatro dedos para baixo, e depois meça o novo comprimento no seu corpo além de onde vc gostaria de medir. aumentar o tamanho do molde é mais chato, mas não é impossível. Você pode utilizar uma roupa sua que seja parecida com oque você quer fazer e copiar o molde a partir desta roupa corte primeiro em um papel. Por exemplo se o molde é de uma saia de brim, use o molde de uma saia sua sem strech ou lycra para que no fim das contas não fique menor. E como fazer o molde. Baseie-se pelo molde que vc quer aumentar e tente copiar o molde da peça que você já tem em casa compiando também num papel. Eu quando preciso fazer isso a peça pelo avesso. E se for velhinha até desmancho para fazer um molde novo. Espero ter conseguido explicar.
      E Se você não possuir peça veja se na guia de moldes da peça que você quer tem um outro molde maior ou menor. E aí vc vê quantos centímentros de diferença tem de um tamanho para outro. Se a diferença ,entre 38 e 40 por exemplo, for de 2 centímetros, multiplique essa diferença pelo intervalo entre o molde que vocÊ tem e o seu número por exemplo se for 44, vc vai multiplicar por 2x 2cm, e você vai ter 4 cm a mais para seu molde. A costura deve medir em média 1cm verifique se o molde já conta com essa medida, ou você precisa acrescentá-la no momento de cortar a fazenda. Ahhh por fim não esqueça que moldes maiores precisam de mais tecido. E para finalizar, verifique cavas fendas e outros detalhes dapeça que as vezes seguem o padrão para todos os tamanhos, por exemplo uma pensi.
      Eu não faço propaganda, mas se você achar a revista Burda aí pela sua cidade seria legal comprar eu gosto dela exatamente por isso ela tem molde em para as roupas em quase todos os tamanhos. E ainda tem a sessão plus que me serve a beça. Qualquer dúvida pergunte. Abraços. Boa sorte!

  11. oi gisele, adorei seu site, e vi que vc tbm eh bem interessada nas nossas duvidas, etc… ja faz uns 2 anos que eu costuro numa singer 666 da minha mae, e agora ela quebrou de novo, entaum resolvi comprar uma nova… na verdade estou em duvida se compro mesmo, pq eu queria uma portatil, pra eu poder levar para mais lugares ou se fico com a minha velha mesmo e só compro o overlock da singer… se fosse comprar a maquina tinha pensado na curvy da singer… que parece ser maravilhosa… e ela tem um tal ponto “tipo” overloque e tambem pontos flexiveis… o que me diz? to precisando de uma luz…

    • Oi juliana, minha mae tinha um singer666 portátil, infelizmente ela deu para alguém. Era pesadona. Eu se fosse voce consertaria ela. Uma máquina mais moderna seria legal. A curvy é uma boa máquina ela borda e conectar com computador para fazer bordados mais elaborados? Eu compraria uma máquina que tenha mais pontos que a sua. Eu, pessoalmente nao compraria a curvy parece ser muito complexa e quando a singer faz coisas complicada cheia de botaozinho, enche o saco! Mas isso é a minha impressao. Compre algo que que use duas agulhas, pregue botao, possa casear, com zigzag e com pontos decorativos. O overlock deixe para a máquina overlock.
      Quanto a overlock, depende do que vc quer fazer. Costurar malhas, com acabamento cortado, fazer a barra do jeans para nao desfiar, costurar tecidos mais fortes como imitacao de couro? Essa é sua máquina! Com ela vc pode fazer barras decoradas com o ponto overloque, ela tem uma faquinha que corta o tecido após o ponto fazendo que o acabamento fique legal sem a gente ter que cortar depois do zigzag, como muitas costureiras faziam. Ela deixa a costura mais rápida. Mas eu compraria pelo menos uma semiprofissional. Nenhuma dessas chinesas. Bem entao tá a dica é: Compre uma maquina nova com variedade de pontos, nao precisa ser tao cara e invista em uma overlock de médio porte, semi profissional! Obrigada pela visita! bjs!

      • oi gi! acabei mandando mesmo consertar a minha 666, pq o moço que arruma falou que ponto bom igual essas antigas naum tem, e minha professora de costura (mulher desse cara) falou o mesmo! e ela tbm tem mts pontos decorativos já, coisa que achu que minha mae nunca nem usou… e no fim acabei comprando uma overlock semi-profissional, já com a mesinha e tudo! ele vem instalar na sexta ja! to mega super hiper feliz! :)

  12. Olá, vocês poderiam me ajudar? Sou leiga no assunto, mas estou muito interessada em iniciar o aprendizado no mundo do corte e da costura, com fins de uso pessoal. Gostaria de comprar uma máquina que me permita realizar bons trabalhos, mas nada muito caro. Também não quero gastar pouco e ficar sem recursos essenciais… Vi a Máquina de Costura Fashion 5 Pontos 4205 Singer no site do Submarino e gostaria de saber o que vocês acham dela? Agradeço muito a ajuda! Sucesso!

  13. Olá… Mal postei a mensagem anterior e já voltei aqui para dizer que comprei a Elgin Supéria JX2050 em uma promoção relâmpago das Americanas por R$ 299, depois de quase enlouquecer entre os vários sites, comparar preços e ler opiniões. Bom, a impressão que eu tenho é de que a Elgin JX4000 valia a pena o investimento, mas eu sou iniciante e não queria gastar muito, perder a empolgação inicial e deixá-la encalhada em algum canto… rs. Acho que uma máquina que possui 7 pontos úteis, caseador automático com 4 passos, 3 pontinhos para lingerie e outras características como: caixa de bobina e lançadeira em aço; Interruptor para luz na costura; Costura para trás; Enchedor de bobina; Braço livre para facilitar costuras tubulares e que acompanha DVD com instruções de manejo vai ser suficiente para quem não entende nada de costura… O que vocês acham?!
    Se alguém tem essa máquina e quiser postar algo para me tranquilizar enquanto aguardo os 15 dias úteis para a entrega, eu agradeço muitooo! Sucesso a todas!

  14. Olá! Andei a manhã inteira por aqui e amei tudo!
    Ganhei em novembro passado uma maquina singer18 pontos de aniversário. Era tudo o q mais queria. Só uso p/ fazer os corpos de bonecas, bainhas. E pequenas coisas. Queria aprender mais. Maria Ju só falta falar comigo p/ eu usá-la mais! kkkkk Tentei bordar com bastidor e nada! Por aqui vou seguir suas dicas e quem sabe me aprimoro mais.
    bjs e super muito obrigada

  15. OI, MEU NOME É VIRGINIA E ENCONTREI ESSE SITE, QUE ACHEI INTERESSANTE, E ESTOU GOSTANDO MUITO, PRINCIPALMENTE DA DICA DE CONSEGUIR O MANUAL DA VIGORELLI ROBOT. GANHEI ESSA MÁQUINA E NÃO SEI NADA DELA, NEM DE COSTURA. MINHA MÃE ERA COSTUREIRA PROFISSIONAL E NÃO ME ENSINOU E EU NUNCA ME INTERESSEI TB. HOJE COM 54 ANOS ESTOU COMEÇANDO A ENGATINHAR RUMO A ESSE UNIVERSO. ESPERO CONSEGUIR.
    COMO FAÇO PARA PARTICIPAR?
    ABRAÇOS.

    • Obrigada pela visita, Vírginia. Bem é aquela história quem tiver manuais antigos de máquina de costura ou souber links ou tiver escaneados pode postar por aqui os endereços e a gente divulga olinks que tal?
      Quanto ao aprendizado de corte e costura, nem tudo está perdido, existem vários blogs que ensinam eu vou tentar fazer uma lista e deixar por aqui. É pegar a máquina tesoura e linha e mandar ver no tecido. E sempre ser muito curiosa. Espero que você volte sempre. Abraços. Gisele.

  16. Olá uma amiga me emprestou uma máquina singer portátil para eu aprender a costurar. Minha mãe era uma costureira de mão cheia mais morreu a 20 anos quando eu tinha 7 anos então não aprendi nada, mas sempre tive vontade.Quero muito aprender mas não sei nada pra colocar a agulha na máquinha li o manual. Estou procurando um curso aqui na minha cidade mais ainda não encontrei. Queria começar a aprender. Qual tecido devo comprar pra tentar fazer algo e o que devo tentar fazer primeiro. sou totalmente crua não sei nada. Me ajude!

  17. Oi boa noite a todos, entrei nesse site por acaso e fiquei feliz em ver e ler como todos se ajudam,isso é muito raro.Peço ajuda, ganhei da minha filha uma maquina de costura Elgin Zig Zag frente verde e não tem o manual, não sei nem como coloca alinha .Peço ajuda me responda por favor.Desde já agradeço a todos. Beijosssssssssssssss.Ivany

  18. Boa noite a todos.Entrei nesse site por acaso e vi e li como todos se ajudam ,isso e muito bonito e humano,por isso peço ajuda a voces,ganhei da minha filha uma maquina de costura Elgin Zig Zag com frente verde e antiga .Ela não tem manual e eu não sei como funciona.Alguem poderia me ajudar com o manual.Desde ja agradeço muito.Beijos para todos.Ivany

    • Ola ivany, tudo bem? Que bom que você visitou o blog, desculpe pela demora a te responder, é que estou enfrentando um probleminha de saúde e estava nesse dia em recuperação de uma cirurgia. Eu achei um manula possivelmente similar a sua máquina de costura. No próprio site da Elgin. Eis o link http://www.elgin.com.br/portalelgin/Site/Contato/Suporte/DownloadCenter.aspx?Divisao=4&nCat=35&sm=cbda_4 Espero que te ajude. Você vai ver um formulário e lá vai ter a opção de máquina. Se a sua é com móvel ou portátil, e em baixo na segundo bloco vai aparecer um outro formulário indicando uma máquina. Existe lá uma máquina do tipo Zig Zag acredito que o manula seja similar. Ou pelo menos deve haver alguma máquina parecida com a sua. Caso você ainda assim não consiga eu aconselharia chamar um técnico a sua casa, sendo a máquina fixa em móvel ou levar a uma loja de manutenção, é até bom que ele dá uma geral e lhe explica rapidamente o funcionamento. É isso.

  19. Oi! Eu sou uma iniciante em relaçao a costura! e queria saber o que posso fazer de facil na maquina?? Preferia uma resposta o mais rapido possivel! É uma urgencia! Obrigada! ´´

    • Oi Daniela, em primeiro lugar obrigada pela visita.
      Você pode fazer tudo com a máquina de costura. No início do blog há uns dois anos eu postei um vídeo do youtube que é exatamente para inciantes. Você pode fazer uma saia por exemplo, o vídeo “Mãos que fazem” eis o link que é da escola Sigbol em SP. Existem vários tutoriais o primeiro, o qual postei, aqui uma saia gode de viscolycra.O link para eles é http://www.youtube.com/results?search_query=sigbol&oq=sigbol&aq=f&aqi=g1&aql=&gs_sm=e&gs_upl=41l8414l0l8866l33l33l13l10l18l0l211l1246l4.5.1l10l0
      Outras coisinhas são possíveis também encontrar em tutoriais como faixas para cabelo, turbantes, bolsas, calças, bermudas, macacão. Coisas assim. Você pode comprar revistas manequim e memsmo a revista Burda importada, eu lembro que quando cheguei aqui não falava muito alemão comprava a revista olhava onde estavam os moldes, copiava e começava a juntar. Pegava coisas simplezinhas que sempre dava certo. http://www.burdastyle.pt/revista/ fique de olho nos posts e se quiser entre para o grupo MeninasFuxiqueiras no Facebook. Tem muita coisa que eu postei lá que são simples.

  20. Oi Gisele, legal esse blog…
    Eu estou querendo iniciar no mundo da costura, isso começou porque eu quero fazer uma saia para cama box (Se você puder me dar umas dicas eu ficaria muito grata). Mas no momento eu não tenho nada, eu gostaria de saber qual maquina de costura você me recomendaria (Para ingressar nesse mundo da costura).Eu gostaria de uma maquina facil de utilizar e util.eu quero fazer coisas basicas…
    Por favor me ajuda.

  21. ola como vai vou fazer uma pergunta e espero q possa me ajudar bom estou trabalhando com malhas e gostaria de saber se maquina galoneira portatil da pra trabalhar legal e se da pode me sugerir um modelo grata helen

  22. Olá,

    Eu acabei de ter uma máquina de costura Vigorelli e não consigo nem pô-la a funcionar :p será que alguém me consegua ajudar a encontar um manual de instruções? É que ela traz o seu, mas todo em italiano…
    Eu tenho um cursinho de design e modelagem, só não sei mesmo é por o bicho a funcionar…

    • Olá, eu comprei no ano passado para minha mãe uma Singer Tradition essa desta foto aqui e gostei muito. É preciso ler o manual direitinho e entender o que acontece com a máquina. O que você quer idzer com só dar defeito por que se sua máquina é nova ela não deve estar dando defeito e sim você está com dificuldades de ajustar a costura para os diferentes tipos de tecido. Pode acontecer se você for iniciante, eu tenho aqui em casa três máquinas de costura de marcas diferentes que precisam dos mesmos ajustes. Duas portáteis de costura reta uma Singer e outra de uma marca Tcheca, a terceira é overlock que precisa ser ajustada também com o comprimento do ponto, pressão da agulha, ajustes necessários para a costura. Cada tecido tem um ajuste diferente. Quanto a Tradition e a Fashion acho que elas tem poucas diferenças entre si. A Singer Fashion comprada para minha mãe além de poder utilizar agulha dupla ela tem um mecanismo de enfiar a linha na agulha. Essa foi a vantagem principal que vi sobre as outras. Eu só falei dos ajustes para você não comprar uma outra máquina com a qual você pode os mesmos problemas caso após entender os ajustes você tenha os mesmos problemas não custa levar a máquina ao revendedor. Abraços. Gisele.

    • Sim existe sim, os Senac em suas filiais regionais oferece cursos de Corte&Costura. Basta olhar qual a filial mais próxima. Os cursos são profissionalizantes e duram em média 3 meses. Com aulas todos os dias. Os revendedores de máquinas de costuras, sempre oferecem cursos, e quando não o fazem conhecem cursos os quais indicam para suas clientes. Obrigada pela visita, e boa sorte com a busca.

  23. Olá, sempre gostei de costurar, e sempre a mão pois não tenho maquina. Estou afim de comprar uma, tem alguma marca que vc recomenda?

  24. Ola boa noite acabei de comprar uma maquina elgin genios e estou com um probleminha, gostaria que podesse me ajudar.
    gostaria de costurar com agulha dupla comprei 3 com varias numerações mais eu nao sei o que acontece eu passo a linha certinho, so que na hora que começo a agulha trava quando entra na na caixa de bobina ate ,chegou a querar uma das agulhas duplas me socorre por favor

  25. Olá tudo bem… achei legal o seu site. Estou querendo começar a aprender a costurar, e pesquisando ví algumas dicas que a singer 247 é ótima par iniciante. O que vc acha?

  26. olá, tenho uma máquina singer zig zag modelo 247, gostaria de saber se com ela posso fazer costura dupla, digo colocar agulha dupla, obrigada, meu nome é lizette

  27. oi comprei uma maquina de costura elgin decora plus, ela tem uns discos pra bordar, mas não sei como usar, vc pode me dar alguma instrução?

  28. ola , me chamo ana e gostaria de fazer um curso para aprender a mexer com a maquina overloque e galoneira , não tenha ainda nenhuma das maquinas , me ajude .

  29. olá tudo bem, comprei a singer tradition 2282 sou iniciante se tiver passo a passo de bolsas, malas… para eu iniciar o meu corte e costura agradecia. Gostei do site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s