Calcinhas

Enquanto eu estava no Brasil eu relembrei umas coisas que eu fazia a muito tempo, tipo uns 20 anos. Calcinhas era uma delas. Biquinis e maios. Engraçado como coisas que a gente aprendem nunca saem da nossa memória. Então eu fiz um algumas calcinhas e eu e uma amiga resolvemos comprar uma maquina overlock para ver como nós conseguimos melhorar o acabamento das próximas calcinhas. Eu fiz essas apenas com o ponto zigue zague da máquina de costura e com o ponto de fixar elástico. E ficaram muito boas. Então vamos fazer mais.

6 thoughts on “Calcinhas

  1. Sou louca por costura ainda não fiz nenhum curso estou pensando em comprar uma maquina queria primeiramente fazer calcinhas
    tem algum site que me ajude nisso?

    obrigada

    1. Cintia, eu nunca vi um site que ensinasse apenas a fazer calcinha. Mas eu sei que o Superziper tem um post http://www.superziper.com/2007/06/especial-namorados-super-calcinha.html sobre o assunto. Eu aprendi a fazer calcinha com uma resvista manequim especial que saiu, para fazer lingerie. E acabei de achar o blog da Lana Pimentel com moldes pmg de calcinhas bastante interessante. http://lannapimentel.com/moldes-calcinha-pmg-gratuitos/.
      Quando aprendi minha mãe me ensinou a esticar a lycra em uma lâmina de isopor grossa e por cima usar o modelo das calcinhas que quiséssemos preso com alfinete e cortar. Você pode pegar uma calcinha sua desmanchar toda a costura e depois por um papel manteira ou sulfte sobre o isopor, Copiar cada parte da calcinha, frente costas partes com rendas. E passar esse molde para o papel. E então. Depois disso você vai esticar a lycra sobre o isopor prendendo com alfinetes, coloque o molde sobre a lycra prenda novamente com alfintes e recorte as partes do molde. Após as partes prontas e recortadas você pode costurar a calcinha. Não precisa ter overloque faça as costuras com linha reta e depois costure com o ponto zigue-zague se sua máquina possuir ponto overlocqu melhor ainda. Para prender o elástico meça a largura total da cintura ou da perna, e dispense um quarto do elástico para que não fique larga. Em seguida costure o elástico com o ponto de elástico que é um zigue-zague de 3 pontos. Eu vou postar um tutorial aqui. E aí você poderá ver. Tudo. Boa sorte!

      1. nossa adorei as ideias adoro costurar e vendo a vantagem de ganhar dinheiro em casa é uma beleza obrigada pela dica

      2. manda dicas p mim no meu email se qual pano e ideal elastico ctm do elastico e como deicar a costura bonitinha

    1. Olá Maria, obrigada pela sua visita.
      Depende de que tipo de produção você quer ter. Se for profissional é bom ter uma máquina profissional que faça fixação de elástico(três pontinhos), dependendo do acabamento é bom ter também uma overlock ou galoneira. Mas é bom ter mesmo uma máquina profissional que tenha furinhos na base para encaixar o colocador de viés. Eu faço minhas calcinhas em uma máquina similar a esta aqui. Eu consigo fazer calcinhas bem legais com ela. Eu acho que o mais importante também é você usar as linhas certas da cor dos tecidos e colocar os fundos certinhos casando com elástico. Para o acabamento ficar legal. Se as calcinhas tiverem elástico só na perna, sendo o estilo asa delta que tem aquela pala na cintura, nesse caso eu acho que uma overlock é bom por que vc pode melhorar o acabamento fazendo o corte do tecido que excede e manter tudo junto.

Deixe uma resposta

